PARA A BOA CONVIVÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR

  • Procure sentar-se no lugar da sua preferência, desde que respeite a arrumação da sala;
  • Mantenha a postura corporal correta;
  • Ouça as aulas com atenção, tire suas dúvidas, sem precisar interromper a fala do professor;
  • Respeite a pergunta do seu colega, mesmo que para você seja bastante elementar. A sala de aula é ambiente democrático;
  • É proibido o uso de fone de ouvido e celular durante as aulas;
  • Não é permitido o uso de notebook, tablet ou algum outro dispositivo móvel com acesso a internet na sala de aula, sem a autorização do professor;
  • Evite as conversas paralelas, pois prejudica o raciocínio do colega e do professor. É de bom tom que elas não aconteçam, mesmo sobre o assunto em pauta. Neste último caso, devemos socializá-las;
  • O uso do chiclete em sala de aula pode traduzir distração e descomprometimento, portanto, evite-o;
  • Evite sair da sala com frequência, principalmente no meio das explicações;
  • Apresente suas tarefas de casa, atividades solicitadas pelos professores e as pesquisas com regularidade. Isso é bom para a sua avaliação quantitativa;
  • Lembre-se de trazer o material didático necessário à aula do dia. Consulte sempre seu horário de aula na noite anterior;
  • Lembre-se de que a sala de aula é um espaço de convivência. Ações e posturas inadequadas não devem ser adotadas na Escola;
  • Participar da vida alheia, colher informações, comentar, lançar mão do material didático de outros, sem autorização expressa do dono, é uma forma de constrangimento. Cuidado com as atitudes, precisamos eliminar qualquer comportamento que leve ao bullying;
  • Seja cortês com professores e colegas. Use as palavras “LICENÇA”, “OBRIGADO”, “POR FAVOR”, “PODERIA”. Isso faz parte da boa formação do indivíduo;
  • Diga o que pensa e deseja de modo claro e educado. Convide a outra parte (professor ou colega) para uma conversa. Procure sanar o problema;
  • Trabalhar em um ambiente limpo nos dá conforto; evite, portanto, sujar a sala. Pense sempre que você é responsável pela preservação do meio ambiente;
  • Crie sua rotina de estudo. Questione, problematize, busque informações, leia mais sobre o assunto em pauta, extrapole. Assim você poderá contribuir para o bom rendimento das discussões em classe. Lembre-se de que você só terá dúvidas se estudar o assunto;
  • Organize seu caderno, registrando datas das atividades propostas, indicando o tipo da atividade solicitada; organize suas listas em sequências em pastas apropriadas.
  • Identifique com seu nome, série e turma o seu material e preserve seu material didático, pois alguns livros poderão ser vendidos ou trocados no final do ano, o que contribui para o orçamento familiar(isso facilita, caso você os perca);
  • Seja um bom aluno/uma boa aluna. Procure imitar os bons exemplos;
  • Respeite o toque da sirene como indicador de entradas e saídas de sala de aula. Evite atrasar-se, principalmente, após o intervalo;
  • Aproxime-se e seja parceiro do seu professor. Respeite a maneira de ser de cada um deles;
  • Nos trabalhos de grupo, procure ser solidário e participativo. Lembre-se de que o crescimento do grupo depende decisivamente da sua participação;
  • Contribua para transformar sua sala de aula num ambiente de estudos, alegria e boas amizades, afinal, esta escola só existe por causa de VOCÊ;
  • Após o término da última aula não saia às pressas sem fazer sua “agenda” e observar se esqueceu material sob a carteira. Confira no site diariamente sua agenda;
  • Não merendar em sala de aula.

Esse contrato foi elaborado com base em algumas vivências e observações de sala de aula. É um material para reflexão e, ao mesmo tempo, um guia para a construção da sua boa formação. Espero que seja proveitoso e que possa, a partir dele, melhorar o seu dia a dia em sala de aula.