Organização Escolar

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental, de acordo com o BNCC (Base Nacional Comum Curricular), parte de cinco áreas do conhecimento que englobam componentes curriculares definidas pela LDB:

1- Linguagens (Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Língua Inglesa);

2- Matemática;

3- Ciências da Natureza (Ciências);

4- Ciências Humanas (Geografia e História);

5- Ensino Religioso.

Todas as áreas definem unidades temáticas e habilidades que devem ser aprendidas em cada ano, observando-se a progressão dos alunos

bncc-base-nacional-comum-curricular-ef

METODOLOGIAS INOVADORAS

O currículo é organizado por áreas do conhecimento e a aprendizagem acontece por meio de sequências didáticas. Esta metodologia integra diferentes saberes, oportunizando aos estudantes tarefas e desafios que proporcionam o desenvolvimento de competências, habilidades, protagonismo, capacidade analítica e trabalho em equipe.

DESAFIOS DO CONHECIMENTO

Por meio de simulados, avaliações e projetos, incentivamos nossos estudantes a participarem das olimpíadas de conhecimento. O objetivo é a construção de aprendizagens que perpassam o ambiente escolar e despertem talentos nas diferentes áreas.

LEITURA E ESCRITA

O Colégio oferece um acompanhamento pedagógico personalizado aos estudantes no desenvolvimento das competências e habilidades para produção textual. Toda semana, o aluno do Colégio Nobre produz redações, amplia o repertório, desenvolve habilidades através de metodologias ativas e interdisciplinares. A proposta é desenvolvida através do uso de múltiplas linguagens e da construção de novas aprendizagens.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Aliando teoria e prática, nossos estudantes são orientados a investigar causas, elaborar e testar hipóteses, sendo constantemente direcionados à formulação e resolução de problemas, criando soluções como forma de despertar a curiosidade científica sobre temas variados e o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade analítica.

PROGRAMA BILÍNGUE

O Colégio Nobre, em parceria com a International School, uma empresa com excelência e eleita por quatro anos consecultivos como “Melhor Sistema de Ensino Bilíngue”, traz soluções para serem implementadas na matriz curricular. No Programa Bilíngue, com aulas diárias, os alunos aprendem a língua inglesa integrada aos assuntos do currículo escolar. Isso significa que o inglês, além de ser a língua alvo a ser aprendida, também é o instrumento pelo qual conteúdos como matemática, história, arte, entre outros, são investigados.

Ensino Médio

Segundo o BNCC (Base Nacional Comum Curricular) o principal desafio da implementação da BNCC para o Ensino Médio se relaciona à qualidade e equidade do ensino, o que é muito importante até mesmo para a realização justa e igualitária do Exame Nacional do Ensino Médio.

A parte do documento referente ao Ensino Médio é organizada em quatro áreas do conhecimento:

1- Linguagens e suas Tecnologias;

2- Matemática e suas Tecnologias;

3- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

4- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

As áreas do conhecimento definem competências específicas de área e habilidades.

Em relação à construção dos novos currículos, será necessário pensar na organização e equilíbrio da parte comum a todas as séries com os itinerários formativos, propostos pela Reforma do Ensino Médio.

Boa noite!