
Organização Escolar

O Ensino Fundamental, de acordo com o BNCC (Base Nacional Comum Curricular), parte de cinco áreas do conhecimento que englobam componentes curriculares definidas pela LDB:
1- Linguagens (Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Língua Inglesa);
2- Matemática;
3- Ciências da Natureza (Ciências);
4- Ciências Humanas (Geografia e História);
5- Ensino Religioso.
Todas as áreas definem unidades temáticas e habilidades que devem ser aprendidas em cada ano, observando-se a progressão dos alunos
Segundo o BNCC (Base Nacional Comum Curricular) o principal desafio da implementação da BNCC para o Ensino Médio se relaciona à qualidade e equidade do ensino, o que é muito importante até mesmo para a realização justa e igualitária do Exame Nacional do Ensino Médio.
A parte do documento referente ao Ensino Médio é organizada em quatro áreas do conhecimento:
1- Linguagens e suas Tecnologias;
2- Matemática e suas Tecnologias;
3- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
4- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
As áreas do conhecimento definem competências específicas de área e habilidades.
Em relação à construção dos novos currículos, será necessário pensar na organização e equilíbrio da parte comum a todas as séries com os itinerários formativos, propostos pela Reforma do Ensino Médio.