Princípios e convivência

O Colégio Nobre atua à luz de seus valores, operacionalizando concepções diversas e complementares, que estão presentes na história da educação brasileira e na formação de seus educadores. Assim, tais concepções são transpostas naturalmente para a prática, mesclando-se e respondendo a situações diversificadas, posto que não há uma única teoria que contemple as demandas complexas da educação contemporânea.

O Colégio aponta para a necessidade de se concentrar a atenção no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. O foco principal é garantir a aprendizagem dos alunos, proporcionando-lhes experiências pedagógicas significativas que os tornem aptos a atender demandas complexas e a atuar no mundo. Mobilizando, com autonomia, todos os seus recursos em situações particulares, os alunos estarão em condições de transformar positivamente a realidade.

Entende que, para aprender, é necessário tempo e um caminho intencionalmente planejado, com diferentes situações de ensino. O aluno aprende com o outro – professores, colegas -, mas também consigo mesmo ao investigar conhecimentos, ao refletir, ao resolver situações-problemas e praticar a leitura e a escrita. O aluno aprende quando, a partir de desafios, se desequilibra intelectualmente, fica curioso, motivado, situações que desencadeiam o conflito cognitivo: ao mesmo tempo em que tem a dúvida, sente também a vontade de resolvê-la; procura, então, restabelecer o equilíbrio por meio da busca de soluções. A superação desse conflito cognitivo leva a soluções cada vez mais complexas.

Os conteúdos são selecionados levando-se em conta os valores da escola, os alunos que desejam formar, agrupados de acordo com a faixa etária, e a demanda de cada série/ano e, principalmente, baseado no novo BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Trata-se da referência dos objetivos de aprendizagem de cada uma das etapas de sua formação. Longe de ser um currículo, a Base Nacional é uma ferramenta que busca orientar a elaboração do currículo específico de cada escola, considerando as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada instituição.