Estudantes Nobres são protagonistas em projetos

Durante todo o ano letivo, os estudantes do Colégio Nobre participam de eventos culturais das mais variadas modalidades: música, teatro, dança, poesia etc. Grande parte dessas atividades é realizada exclusivamente por alunos, assim eles desenvolvem autoconfiança, autoestima e criatividade, além de participar ativamente dos processos de aprendizado.

Show de Talentos, Noite Estrelada, Feira de Matemática, Feira em Foco, Sarau das Artes, Festival de Crônicas e o Talk Show musical são exemplos de atividades realizadas em sala de aula, na quadra poliesportiva da instituição, assim como em teatros da nossa cidade. Os alunos participam do início ao fim do processo de criação, organização e apresentação, não sendo apenas admiradores das artes, mas também os próprios atores do processo criativo.

As atividades são realizadas tanto de forma individual, como forma do aluno conhecer de perto as suas habilidades, quanto entrelaçadas com outras modalidades que dialogam entre si, a exemplo da música e da dança, do teatro e da poesia. Tudo isso como oportunidade de o aluno sentir de perto as emoções proporcionadas pelas artes, sobretudo, fazendo com que ele conheça ainda mais sobre os assuntos abordados, de forma interativa e prazerosa.

Uma escola que acredita num ensino eficiente e atualizado visa ao aperfeiçoamento dos seus alunos e investe numa metodologia através dos projetos. A sociedade, cada vez mais, exige pessoas competentes e habilidosas nas diversas áreas do conhecimento e as pesquisas têm comprovado que a aprendizagem através dos projetos é o melhor caminho para o desenvolvimento das múltiplas inteligências. O Colégio Nobre apresenta diversos projetos.

Feira de Matemática

O projeto envolve alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio na elaboração de atividades que envolvem a matemática nos mais variados segmentos: na arte, na tecnologia, na genética, no cinema, nos esportes, nos negócios, na música, na biologia, entre outros aspectos.

O evento, realizado anualmente, é coordenado pelo professor de matemática Carlos Henrique Carneiro. “A Feira é o momento do aluno reconhecer a presença da matemática no seu dia a dia. Ele vai trazer projetos e experiências realizadas no decorrer do ano e apresentará de forma lúdica e prática”, explica o professor.

Feira em Foco

O projeto contribui muito para o desenvolvimento dos alunos. Através dele, a cidade de Feira de Santana fica literalmente em foco. Os estudantes pesquisam aspectos sobre a cidade, tais como economia, cultura, história, lazer e desenvolvimento. Para o coordenador do Feira em Foco, Bruno Borges, os conhecimentos adquiridos durante a preparação do evento auxiliam na formação cidadã e humanista do estudante.  “O evento envolve o aluno e permite que ele saia do papel de apenas ouvinte e passe a ser também protagonista dos seus projetos. Ele pesquisa, estuda, desenvolve e produz a sua apresentação, por isso, ele cresce muito”, explica o professor.

Noite Estrelada

O projeto Noite Estrelada estimula o gosto pelo conhecimento científico. Durante o evento, os visitantes podem conhecer de perto todas as curiosidades sobre o universo, cosmologia, galáxias, estrelas, sistemas planetários, entre outros assuntos relacionados.

O evento reúne pais e amigos dos estudantes 6º ano, responsáveis pela mostra, e estudiosos sobre a temática. O Noite Estrelada estimula nos alunos o gosto pelo conhecimento, a criatividade, o espírito do trabalho em equipe e a autonomia do participante, além de compartilhar conhecimento e promover integração entre a escola e a comunidade.

A professora Everilda Sampaio, diretora do Colégio Nobre, explica a importância do evento. “A aprendizagem por projetos é um caminho eficiente para desenvolver as múltiplas inteligências, por esse motivo investimos nesse tipo de metodologia em prol de um ensino inovador e atraente para os nossos alunos”, explicou.

Iniciação Científica

A investigação científica é uma prática que possibilita ao estudante a compreensão dos fenômenos do mundo, suas transformações e explica as consequências decorrentes delas. Os experimentos são selecionados pelos próprios alunos, a partir dos conteúdos estudados por eles, durante o ano letivo.

A pesquisa, como elemento do método científico, é uma prática milenar e filosófica que nos dá conta da existência do homem e nos faz entender as mudanças que ocorrem nas sociedades, além das relações entre nós e o nosso Meio.

O Encontro de Iniciação Científica do Colégio Nobre incentiva o aluno a conhecer os processos científicos, formular hipóteses, interpretar resultados e conhecer mais sobre onde estamos e como vivemos.